in

Tabela Fipe: o que é e como usar?

Se você já comprou ou esteve bem perto de comprar um veículo, sendo moto, carro ou caminhão, é bem provável que já tenha ouvido falar da Tabela Fipe. Através da Tabela Fipe, a maioria dos compradores e vendedores de veículos, graduam e ficam por dentro dos preços.

Então é a Tabela Fipe que faz o controle dos preços dos veículos? Não, pelo contrário. Os preços da Tabela Fipe flutuam. Ou seja, mudam de acordo com as valorização ou desvalorização dos veículos. Para isso, muitas coisas são levadas em consideração: a marca (confiança, facilidade, dificuldade de venda, etc), o ano do automóvel, interesse ou desinteresse de busca, entre outras coisas que “ditam” o mercado de compra e venda de veículos.

A Tabela Fipe, expõe de forma organizada, exatamente essa variação de valores das marcas, modelos e ano de fabricação dos carros, motos e veículos pesados. Contudo, a decisão final de venda ou compra, cabe a quem negociar. Muitas vezes um acessório deixa o veículo mais valorizado de acordo com os valores da tabela. Por outro lado, dependendo do estado de conservação, o veículo poderá ser negociado bem abaixo do preço da Fipe.

Além disso, a Tabela Fipe é usada como base para até mesmo para fazer seguros, financiamentos e cálculo do IPVA pelos órgãos do governo. Ou seja, existe bastante segurança nas bases de valores da Tabela Fipe.

E quando falamos nas motos, no Brasil muitas delas saíram de linha e algumas marcas não mais existem. Nesse caso, os valores da Tabela Fipe servem como referência no momento de decidir se uma compra vale ou não a pena ser efetuada.

E para se chegar ao preço base nos veículos seminovos e usados, os cálculos da Fipe não levam em consideração os valores muito altos e muito baixos para chegar a uma média, que normalmente serve para todo o território nacional. Evidentemente, cada localidade, tem sua peculiaridade de preços. Mas a base geralmente é uma situação próxima da Tabela Fipe.

OBS: alista tanto dos preços, como dos modelos é atualizado todo mês.

Como usar a Tabela Fipe

Agora que você já sabe um pouco sobre como os valores dos veículos são definidos, vamos ver como consultar.

Assim, basta acessar o site www.veiculos.fipe.org.br. Em seguida, faça os seguintes passos:

• Escolha o modelo de veículo a ser pesquisado (carro, moto ou caminhão);
• Em seguida, basta escolher itens seguintes: marca, modelos e ano;
•  Agora, o valor do veículo vai aparecer em destaque na parte inferior do formulário.

O que é a Fipe

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas define a Fipe como uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, com sua criação em 1973. Entre seus objetivos está o apoio a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, especialmente o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Assim, hoje, possui destacada atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

moto JEF 150s

Nova moto JEF 150s: a 150 cc

motos

Dicas de como pilotar uma moto para iniciantes