in

Métodos de estudo para concurso

O que existe é um conjunto de métodos de estudo que pode ajudar você a aprender melhor, mais rápido e com menos esforço.

Prioridade

Na maioria dos editais de concurso público, as matérias tem pesos diferentes.

Sendo assim, é de suma importância que você saiba exatamente para qual disciplina terá que se dedicar muito mais.

Seguindo esse método de priorizar, é preciso:

  • Quantas questões dessa matéria serão pedidas na prova;
  • Quantos pontos vale cada uma;
  • O nível de dificuldade e conhecimento que você tem sobre a disciplina.

Organização dos estudos

Depois que você escolheu a prioridade, está na hora de organizar seus estudos.

Esse segundo método talvez seja o mais importante.

Para isso, a recomendação é que você faça o uso de uma planilha de estudos e nela especifique o tempo que você tem para estudar.

Quando destacamos em tempo disponível para estudar, não veja isso de forma ampla, pois a melhor forma de obter uma boa organização dos estudos é preencher sua planilha de forma detalhada, saiba como: ao invés de colocar  a quantidade de horas que você tem por dia, você vai distribuir seu tempo segundo o primeiro método, a prioridade.

Funciona assim:

Distribuindo o tempo na planilha

Suponhamos que você tenha 6 horas por dia para estudar e a matéria que tem maior peso é português. Então, ficou bem claro que você deve dedicar mais horas de estudo para ela.

Você percebeu também que a disciplina que você possui mais dificuldade é Direito Administrativo, sendo assim, vai precisar de mais tempo para ela.

Até aqui tudo bem, mas veja que ainda existe um problema nesse método: e se as 5 horas por dia não forem suficientes para estudar todas matérias? É aí que entra o ciclo de estudos que veremos em seguida.

Ciclo de estudos

Você já escolheu as prioridades, elaborou a organização dos estudos e descobriu quantas horas diárias está sobrando para se dedicar ao seu concurso. Agora vem ciclo de estudos, um dos métodos mais eficientes para estudar.

No ciclo você não vai distribuir as 5 horas entre todas matérias, pois, imagine que um imprevisto aconteça, por exemplo: chegar alguma visita na sua casa, você se complicaria…

Por isso o ciclo de estudos faz um papel bastante importante no aprendizado, já que você não deixará nenhuma matéria atrasada.

Veja como funciona:

Suponhamos que você se planejou e viu que precisa r de 2 horas para estudar português, 2 para Direito Administrativo e 1 hora para outras 5 matérias. Nesse caso você precisa de 9 horas para fechar o ciclo.

Então, independente do dia semanal o que importa é que estude o tempo definido para cada uma. Caso aconteça de chegar uma visita na sua casa, não haverá problema, depois você continuará de onde parou até completar a hora.

No final você terá estudado todas as matérias proporcionalmente.

Foco

Tudo já está organizado, agora tudo depende apenas de você.

Assim, mantenha o foco e não deixe que nada atrapalhe seu objetivo que é ser aprovado. Para isso, siga as seguintes dicas:

  • Procure um ambiente tranquilo para estudar, ou seja, sem barulho;
  • Pesquise por concursos menos concorridos para as primeiras provas;
  • Não perca tempo com redes sociais e conteúdos irrelevantes na web;
  • Não dê atenção às pessoas que vão dizer que é impossível;
  • Abra mão de algumas regalias como ir a festas, conversas em rodas de amigos, assistir novelas, entre essas coisas.

Imagine um futuro próximo no qual você estará no cargo dos seus sonhos, com uma ótima remuneração e podendo fazer todos seus sonhos sem precisar temer uma possível demissão;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

concurso

Dicas de alimentação saudável para concurseiros

Concurso Público

4 dicas para passar em qualquer Concurso Público