Função do filtro de combustível
Como o próprio nome mostra, essa peça filtra o combustível que passa pelo motor, seja movido a gasolina, álcool ou diesel, evitando que impurezas prejudiquem sua estrutura.
Assim, o filtro também impede que partículas que estejam no tanque do carro, como ferrugem, pó, água ou sujeira, cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor, conservando a sua vida útil.
Dificuldade para arrancar com o carro
Como já falamos, o filtro de combustível está localizado entre o motor e o tanque, limpando o combustível que anda entre um e outro. Isso significa que a peça está obstruída, o líquido encontra mais dificuldade para andar entre esses dois pontos.
Naturalmente, isso vai alterar o processo de ignição do veículo e, por isso, é um dos primeiros sintomas de que existe impurezas no equipamento.
Se o combustível não chega até o motor rapidamente, o motorista terá muitas dificuldades para dar partida no veículo. Nesse cenário, o fluxo pode ficar bastante fraco e impedir o funcionamento correto do automóvel, sendo necessário fazer logo a troca desse material.
Imagine a cena: o motorista está no farol vermelho e, assim que o sinal verde é disponibilizado, o carro não consegue arrancar, impedindo o tráfego na via. Além de comprometer a segurança do condutor, isso pode causar sérios acidentes e colocar em risco a vida de muitas pessoas no trânsito.
Perda de eficiência no consumo
Nesse caso, o resultado é perder combustível extra dentro do próprio sistema, ou seja, ele não queima adequadamente. Para notar o problema, pergunte ao motorista se o consumo de combustível está anormal, acima da média. Se a resposta for positiva, então pode ser uma boa ideia verificar o filtro.
Assim, investir em uma substituição sairá mais barato do que pagar por mais combustível do que é preciso. Afinal, sabemos que os preços nos postos brasileiros sobem todos os dias, não é mesmo?
Aparente falta de combustível
Esse cenário é bastante comum caso o filtro de combustível esteja obstruído. Se o motorista deixar esse problema persistir por muito tempo, pode ser preciso pedir um reboque em algum momento ou abastecer sem necessidade.
Mais uma vez, pagar pela prevenção é a melhor saída, pois os prejuízos serão altos ao gastar com as complicações que acontecerão depois.
Motor engasgando ao acelerar
Outro problema bastante comum quando o filtro de combustível não está em condições boas é o “para e anda” repentino, como se as rodas travassem e soltassem a cada 2 segundos. Apesar de casos como esse acontecerem por diversos motivos, como problemas na marcha e defeitos na ignição, eles são frequentes quando o filtro possui algum problema.
Aparecimento de ferrugem no filtro
Ferro, água e ar: basta somente esses três elementos para que ocorra a oxidação do ferro, uma reação química popularmente conhecida como ferrugem.
Quando um carro demonstra sinais de que uma peça está enferrujada, é hora de tomar muito cuidado, pois isso quer dizer que alguma parte está em desgaste. Assim, o problema deve ser corrigido o quanto antes para não haver danos maiores no futuro.
Já no caso do filtro de combustível, a situação também não é diferente. Se existe ferrugem nesse equipamento, problemas irreparáveis podem acontecer no sistema de injeção do veículo, comprometendo seu funcionamento.
O ideal é orientar o motorista a procurar um profissional de confiança para trocar a peça. Assim, o processo será realizado de forma segura e terá a garantia de um serviço de qualidade. Afinal, um encaixe errado prejudica bastante o motor do veículo em médio e longo prazo.
No entanto, mesmo que o equipamento não mostre problemas, a troca é recomendada, em média, a cada 10 ou 15 mil quilômetros.
Também é importante verificar o manual do veículo para obter uma informação mais precisa.
Leave a comment