in

Dicas para economizar o combustível da moto

Nos últimos meses, o preço do combustível aumentou bastante. De acordo com dados da ANP, em média o preço do combustível na última semana foi de R$ 6,742 em todo o país, por exemplo. Contudo, ao mesmo tempo, o mercado de motos registrou um aumento de vendas. Ou seja, mais pilotos estão nas ruas. Pensando nisso, o NotíciasZip separou 5 dicas para você economizar combustível da moto, amigo leitor e que gosta de motos.

Vamos a elas!

Manutenção

Nossa primeira dica para você economizar no combustível da sua motocicleta é bastante simples: cuidar da manutenção da sua máquina. Saiba que é de suma importância cuidar da saúde de sua moto.

Alguns problemas mecânicos podem fazer com que a moto gaste mais combustível. Falhas no escapamento, por exemplo, podem aumentar e muito o consumo. Assim, quando este componente não está funcionado da forma correta, velocidade da combustão aumenta.

Evite trocas de marchas desnecessárias

A mudança de certas atitudes também pode fazer com que a moto consuma menos combustível. E ima prática bastante comum é trocar as marchas na hora errada. Ou seja, não respeitar o conta-giros e forçar a moto a rodar no RPM errado do ideal, prejudica e aumenta o consumo. Sem falar que a vida útil da moto também será menor. Em resumo, ao respeitar a hora de trocar a marcha, você fará sua moto gastar menos combustível e ter uma vida útil maior.

Aceleração

Outra dica muito importante relacionada ao ato de pilotar a moto. Da mesma forma que você deve trocar as marchas corretamente, você também deve acelerar apenas quando for necessário. Isso porque você estará gastando o combustível de sua moto e forçando os componentes. Se você não quer dores de cabeça, a direção consciente é o melhor caminho.

Dessa forma, evitar acelerar com a moto parada ou acelerar fortemente nas ruas e estradas. Com as freadas fortes acontece a mesma coisa. Ainda mais sabendo que os componentes do freio irão se desgastar. Não usar tanto o ponto morto também ajuda na conservação da moto.

Capacidade de carga correta

Bem, as motos sempre se destacaram por serem bastante práticas. Hoje, muitas empresas e trabalhadores autônomos usam esse meio de transporte para realizar entregas. Já pessoas comuns as usam também para efetuar compras. E uma dica bastante importante é respeitar a capacidade máxima que a moto possui. Do mesmo modo que acontece com os carros, a moto necessita de um esforço a mais quando ela está cheia.

E isso faz ela gastar mais combustível. Por causa disso, evite andar acima da capacidade de carga permitida. O manual do proprietário deve trazer estas informações.

Calibragem dos pneus correta

Para finalizar, calibrar os pneus corretamente também entra para na nossa lista das 5 dicas para economizar combustível da moto. E este item é de suma importância.

O proprietário da moto deve calibrar os pneus corretamente. Isso porque quando eles estão murchos (ou acima da calibragem correta), a moto necessita de mais força para rodar. E isso vai fazendo com que o gasto de combustível seja maior.

Assim como no item acima, você pode verificar o manual do proprietário para saber a calibragem correta de sua moto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

leilão de carros

Os carros mais vendidos em leilões

motos

Dicas de mecânica para motos que você precisa saber