in

7 dicas para economizar combustível

Uma das coisas que mais incomodam os motoristas de todo o Brasil é o preço do combustível. Isso por que desde 2017, o preço sofre constantes aumentos e isso tem pesado no bolso dos brasileiros.

No ano de 2018, o país praticamente parou por causa da greve dos caminhoneiros. Eles reivindicavam melhores preços dos combustíveis, ou melhor, do óleo diesel.

E sendo o combustível mais comum entre os veículos do Brasil, a gasolina é que mais sofre aumentos todos os anos.

O pior de tudo isso é saber que não há previsão para mudanças. E toda essa realidade faz com que os motoristas busquem soluções e alternativas para economizar no combustível.

A seguir, confira 7 dicas para economizar no combustível de acordo com as leis de trânsito.

1 – Revisões periódicas 

Pode ter certeza que essa é a melhor recomendação que você deve seguir. O fato de o veículo está em manutenção preventiva e constante vai fazer com que muitos problemas sejam evitados.

Além disso, o ideal é sempre procurar um mecânico, porque ele é o profissional mais indicado e habituado a detectar problemas para em seguida resolver.

2 – Aceleração e freada

Outro ponto importante é evitar tanto as arrancadas quanto as freadas. Essas duas situações contribuem para o aumento considerável do combustível e ainda pode danificar o sistema de frenagem do veículo. Isso porque as freadas bruscas comprometem os pneus com mais desgaste.

Já as acelerações bruscas fazem com que a injeção leve mais combustível para o motor por causa do aumento súbito da potência. Dessa forma, o combustível será economizado.

3 – Nada de sobrecarregar o veículo

Você pode não acreditar, mas quanto mais peso no carro, mais combustível ele irá gastar. Isso acontece porque quanto mais peso, mais força será preciso para fazer com que o carro ande. Dessa forma, mais combustível será gasto.

Outra coisa que pode ser feita é o motorista pode fazer é uma limpeza para retirar do carro tudo que é desnecessário. Inclusive, a diferença será notada na direção.

4 – Troque de marcha da forma correta 

Outro ponto muito importante é trocar de marcha da forma correta. Isso vai fazer com que o combustível seja mais economizado.

As marchas são o ponto de transmissão do veículo, sendo responsável por mandar força do motor para as rodas. Cada marcha tem uma velocidade indicada para movimentação do veículo.

Esse conjunto de fatores pode causar danos ao motor e o aumento do consumo de combustível.

5 – Nada de andar em ponto morto

É muito comum os motoristas andarem em ponto morto achando que vai economizar combustível. No entanto, essa atitude não adianta em nada.

O que acontece na verdade quando o carro está em ponto morto é que o motor gira em uma rotação baixa, enquanto que o carro está em uma velocidade mais alta.

Além disso, a injeção eletrônica se encarrega de regular o consumo de combustíveis quando o carro está nessa situação.

6 – O ideal é andar com os vidros fechados 

Cada veículo tem sua aerodinâmica e ela é usada de acordo com o ar. Dessa forma, quando falamos na força do motor, além de levar em conta o quesito aceleração, deve-se levar em conta os efeitos do ar quando o carro está em movimento.

Isso significa que as janelas abertas farão com que o carro precise de mais força para “quebrar” o vento e consequentemente mais combustível será gasto.

7 – Uso o ar condicionado mais limitado

Esse é mais uma das dúvidas quando falamos em economizar combustível. Isso porque quando o ar está ligado, o compressor de gás é acionado, que por sua vez, puxa mais energia do motor.

Esse fator faz com o motor trabalhe mais e assim mais combustível é gasto.

De toda forma, os automóveis mais atuais são mais econômicos nesse sentido em relação aos antigos.

Conclusão

O que queremos mostrar com as informações acima que existem algumas maneiras para economizar combustível e tudo isso depende do bom uso do carro por parte do motorista.

Outro ponto importante é que o motorista deve conhecer o seu próprio carro para que ele entenda a melhor maneira de usá-lo.

É sempre importante lembrar que qualquer prática que puxe mais energia e força do motor vai fazer com que o consumo de combustível aumente.

E para finalizar, muito ter algumas atitudes para que se tenha mais segurança ao volante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

carros

Carros mulheres: as máquinas mais desejadas por elas

carros

Os carros mais espetaculares da década de 60