Nesse momento, é importante que o nervosismo e a ansiedade não alterem seu desempenho durante o certame.
Sendo assim, confira algumas dicas que te ajudarão a manter a calma e a concentração durante a prova.
Bem, tanto tempo de dedicação estudo para, finalmente, chegar o dia da prova do concurso público tão desejado. Nesse momento, é muito comum o nervosismo e a ansiedade se alterarem, mas é fundamental que eles não abalem a ponto do seu desempenho ser prejudicado durante as provas.
Para te ajudar a manter a calma e realizar uma boa prova, separamos neste texto 4 dicas para que se tenha o melhor resultado.
Leia com atenção cada questão
Ao ler as questões com bastante calma e muita atenção, você evita interpretações erradas que podem prejudicar você na hora de assinalar a alternativa correta. Por essa razão, é importante ter muita concentração para ler cada pergunta, mais de uma vez se for preciso, para que não fique nenhuma dúvida.
E se a prova for de múltipla escolha, avalie muito bem todas as alternativas. Se for dissertativa, formule com atenção a resposta que para escrever. Uma dica é anotar ao lado da questão as informações que lembra e que vão te ajudar a construir a resposta. O importante é manter a calma.
Vá direto ao ponto
Em provas dissertativas, principalmente, o ideal é que você seja bem claro e objetivo naquilo que passar, formulando uma resposta apenas com o conteúdo necessário, sem redundâncias ou invenções para “parecer” mais completo. Lembre-se também: ser simples e direto te poupará tempo (e do seu examinador, que tem centenas/milhares de outras provas). Pense nisso.
Aproveite todo o tempo
Nada de fazer a prova correndo para finalizar rápido. Essa atitude prejudica seu resultado. A prova tem um tempo de duração ideal para que as questões sejam muito bem resolvidas.
Então, aproveite bem cada minuto e leia com bastante atenção e calma para compreender bem e responder acertadamente. Se ao final ainda sobrar um tempinho, aproveite e revise e corrigir o que for necessário.
Ao final na prova objetiva, você precisa preencher o gabarito. Por isso, defina um tempo específico para fazer isso de forma concentrada e evitar rasuras, incorrigíveis nesse ponto.
Lembre-se de que a pressa é inimiga da perfeição.
Tenha calma e concentração
Sabemos que o nervosismo e a ansiedade aparecem nesses momentos. Afinal, foram horas de dedicação e estudo para que fosse possível conseguir o melhor resultado. Entretanto, você não pode deixar essas emoções te dominarem no momento da prova, para que o seu desempenho não seja prejudicado.
Tente manter a calma para, consequentemente, ter uma concentração perfeita no momento de resolver os exercícios. Para eventualmente ter mais confiança, comece pelas questões que têm mais facilidade, respire profundamente para relaxar, consuma alimentos leves, esqueça os outros candidatos, e, no dia anterior, procure apenas descansar.
Leave a comment